Entre em contato: (11) 3458-0506
Tema multi propósito para WordPress!

Discurso Luiz Antonio Torelli – Presidente da CBL

nov
30

Discurso Luiz Antonio Torelli – Presidente da CBL

Cerimônia 58º Prêmio Jabuti – 24 de novembro de 2016

Boa noite, senhoras e senhores!

Sejam muito bem-vindos à cerimônia de entrega do quinquagésimo oitavo Prêmio Jabuti.

É uma honra recebê-los em mais uma edição da mais prestigiada premiação do livro brasileiro.

O Prêmio Jabuti vem mais uma vez nos mostrar a força e os talentos da produção editorial brasileira, premiando nomes já consagrados, como também novos e promissores autores, editoras e profissionais do livro, que se destacaram entre as 2.400 obras inscritas em 27 categorias.

Nada seria possível sem o envolvimento de dezenas de competentes e dedicados profissionais do livro. Saúdo o Conselho de Curadores, coordenado pela professora doutora Marisa Lajolo, e o corpo de jurados, cuja missão é sempre árdua, dado o elevadíssimo nível das obras inscritas.

Agradeço aos vice-presidentes, diretores, executivos e colaboradores da CBL, que tanto se dedicam à causa do livro.

Mas principalmente, quero agradecer e parabenizar todos os editores, autores, ilustradores, tradutores, capistas e designers que trabalharam para produzir estes livros fantásticos e os inscreveram no Prêmio Jabuti.

Esta noite, contamos com a presença de uma ilustre escritora, a quem homenagearemos como Personalidade Literária do ano pelo conjunto de sua obra. Peço a todos muitos aplausos à nossa querida Lygia Fagundes Telles!

Lygia Fagundes Telles é uma das maiores e mais consagradas autoras do país, editada pela Companhia das Letras, igualmente uma das maiores e mais prestigiadas editoras brasileiras.

Lygia é membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Paulista de Letras e vencedora de diversos prêmios, incluindo 5  Jabutis, por suas obras: Verão no Aquário, As Meninas, A Disciplina do Amor, A Noite Escura e Mais Eu, e, Invenção e Memória.

Para nós da Câmara Brasileira do Livro, é uma honra recebê-la essa noite e homenageá-la por sua belíssima trajetória. Muito obrigado pela sua presença!

O quinquagésimo oitavo Prêmio Jabuti nos apresentou grandes obras publicadas, de novos e já consagrados autores e profissionais do livro, dos quatro cantos do Brasil. É maravilhoso ver a diversidade que o país nos proporciona e a oportunidade de poder valorizar essas obras por meio do Jabuti.

Com a grande diversidade de inscritos, o Jabuti reforça a sua missão de promover o livro, conferir visibilidade à produção editorial brasileira, identificar talentos e revelar novos escritores.

A qualidade de nossa produção, a criatividade de nossos escritores, o profissionalismo de nossas editoras e de todos que fazem parte desse universo, colocam o livro brasileiro no patamar dos melhores do mundo.

Para continuarmos a valorizar os finalistas e premiados, para além da celebração que estamos realizando hoje, criamos o selo Jabuti disponibilizado para destacar ainda mais as obras contempladas nos pontos de venda.

Mais uma vez inovamos, criamos para esta edição, com apoio da ANL, o concurso cultural Jabuti nas Livrarias, para todo o Brasil, com o intuito de dar visibilidade às obras vencedoras do Jabuti.

Vamos premiar a livraria que fizer a melhor exposição dos livros contemplados com o Jabuti. O responsável pela montagem vencedora participará com todas as despesas pagas da próxima Feira do Livro de Buenos Aires, incluindo visitas programadas às principais livrarias da capital argentina.

Também para essa edição, trazemos outra inovação. Além dos jurados e dos profissionais do livro que tradicionalmente elegem os livros de ano de Ficção e Não Ficção, contamos com a opinião do nosso público final: o leitor.

Por meio de uma parceria realizada com a Amazon.com.br, as obras finalistas das categorias Romance, Contos & Crônicas e Poesia concorreram a um prêmio adicional, decidido pela avaliação dos leitores. Essa noite, portanto, além de, claro, os melhores livros do ano de Ficção e Não Ficção, saberemos também quem foram os grandes vencedores na avaliação do leitor!

Durante 2016, o projeto “Jabuti Entre Autores e Leitores”, após 11 edições de sucesso em São Paulo, levou os premiados para bate-papos na Casa Brasil, espaço criado especialmente para os eventos culturais realizados durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016.

O Jabuti esteve presente na FLIP, na Feira do Livro de Ribeirão Preto e no Fórum das Letras de Ouro Preto.

Com o objetivo de tornar o prêmio, suas obras e autores mais conhecidos pelo mundo, levamos o Jabuti para as feiras internacionais de Bolonha, Frankfurt e Guadalajara, com espaços destacados nos estandes do Brasil.

Queremos com estas ações, que o Jabuti transcenda esse momento da festa e estimule a leitura dos contemplados.

Certamente os prêmios entregues hoje trarão muito mais prestígio aos vencedores e abrirão ainda mais portas para suas obras conquistarem o leitor brasileiro e do mundo!

Parabéns a todos os vencedores! Uma boa festa!

Muito obrigado!

Sobre o autor:

Desculpe-nos, mas os comentários não são permitidos no momento.